A uretra masculina é um tubo que se estende desde a bexiga até o meato uretral, na glande, e por ela passam urina e secreção espermática.
A estenose de uretra (estreitamento) pode causar alteração na micção ou até parada total, causando grandes problemas para o paciente. Esse estreitamento pode ocorrer em qualquer segmento da uretra, desde a bexiga até sua parte final, na glande.
Como causas, podemos citar trauma relacionado a fraturas de bacia, quedas onde se traumatiza a região perineal (queda a cavaleiro), infecções uretrais, relacionadas a IST – gonorreia ou clamídia –, uso de sondas uretrais, causas congênitas e câncer de uretra.
Os sintomas, geralmente, estão relacionados à dificuldade de urinar.
Investigação é realizada com exames, tais como: urofluxometria, que mede a velocidade do jato urinário; uretrocistografia, exame de Radiografia onde é injetado contraste e se confirmará o estreitamento; cistocopia, com visão endoscópica direta do estreitamento.
Tratamento
Dilatação uretral - realizado no consultório com anestesia local para tentar dilatar a região com estreitamento com sondas ou dilatadores específicos.
Uretrotomia - cirurgia endoscópica realizada no hospital com anestesia para abertura endoscópica da estenose.
Uretroplastia - cirurgia aberta onde será retirado um segmento da uretra e fechado com área sadia de uretra ou mesmo interposição de outros tecido (retalho de pele de prepúcio, mucosa oral).