Os rins fazem parte do sistema urinário e do sistema excretor, onde filtram e excretam os dejetos presentes no sangue.
Estão localizados na região posterior do abdome, ao lado da coluna e atrás das últimas costelas, têm um tamanho aproximado de 12 cm no maior eixo.
Os rins podem ser afetados por patologias que alterem o seu funcionamento e, na maioria das vezes, o tratamento será clinico, ou seja, sem necessidade de procedimento cirúrgico. Em outros casos, o problema pode estar no sistema excretor, causando dificuldade na eliminação de urina ou com a presença de nódulos renais suspeitos de tumor renal. Aqui, o tratamento será cirúrgico.
Exemplos de procedimentos cirúrgicos
- Ureterolitotripsia / Nefrolitotripsia: a presença de cálculos (pedras) seja no rim ou no ureter podem causar dor intensa, dilatação, infecção e até perda do órgão acometido, havendo necessidade de eliminação desse cálculo. Neste caso, o procedimento é totalmente endoscópico, com uso de laser para fragmentação e eliminação das pedras.
- Nefrectomia: seja a retirada total ou parcial do órgão devido a problemas com processo infeccioso ou tumoral, pode ser realizado por via aberta, videolaparoscopica, ou da forma mais recente, por via robótica.
- Pieloplastia: cirurgia que corrige o estreitamento do sistema que excreta a urina (estenose de ureter). Geralmente, é patologia presente desde o nascimento, e descoberto no adulto jovem.