A bexiga é um órgão oco, localizado na parte inferior do abdome, cuja função é armazenar a urina produzida nos rins.
As paredes da bexiga são formadas pela camada muscular, com lâmina própria e revestida por células chamadas urotélio.
Com a contração da musculatura da bexiga (músculo detrusor) e o relaxamento sincrônico do esfíncter uretral, ocorre a eliminação da urina.
Podemos ter algumas patologias que afetam a bexiga, algumas benignas e outras malignas, dentre eles: cálculo de bexiga, refluxo vesico ureteral, divertículos de bexiga, tumor de bexiga superficial e tumor de bexiga profundo.
Para o adequado tratamento das patologias vesicais, por vezes, há necessidade de abordagem cirúrgica, sendo por via endoscópica, ou seja, acessando a bexiga pelo interior da uretra, sem corte externo, ou por via tradicional aberta.
Podemos citar como possíveis cirurgias:
- Ressecção transuretral de bexiga: como o nome diz retiramos um fragmento suspeito de tumor de bexiga totalmente por via endoscópica. Geralmente, indicado quando são evidenciadas lesões intravesicais por exames de imagem (ultrassom ou tomografia).
- Cistolitotripsia: tratamento de cálculos intravesicais por via endoscópica. Geralmente, associado ao uso de laser para a fragmentação do cálculo e sua evacuação.
- Cistectomia: retirada total ou parcial da bexiga. Geralmente, devido ao tumor de bexiga invasivo, ou seja, o tumor invadiu camadas profundas da parede vesical atingindo a musculatura vesical profunda.