A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino, do tamanho de uma noz, que produz líquido seminal para transportar o espermatozoide.
Essa glândula pode ser acometida por diferentes patologias, dentre elas: hiperplasia benigna de próstata, adenocarcinoma de próstata ou prostatites.
Os sintomas relacionados com a próstata variam de nenhum sintoma até sintomas relacionados à dor ou dificuldade para urinar, presença de sangue na urina ou, ainda, à infecção urinária.
Tratamento:
O tratamento devido depende da doença de base na próstata.
- Hiperplasia Benigna de Próstata (HBP) - o tratamento, na maioria das vezes, será com medicamentos para aliviar os sintomas urinários. Em uma pequena parte dos casos, o tratamento será cirúrgico, o qual pode ser realizado através da abertura do interior da próstata, conhecida como Ressecção Endoscópica de Próstata, onde realiza-se uma desobstrução da próstata. O procedimento ocorre totalmente pela uretra, ou seja, não há corte na pele.
Também pode ser realizada, em alguns casos, a cirurgia aberta (com corte) para também desobstruir a uretra. Entretanto, nesse caso, é chamada de Prostatectomia.
Principais complicações:
- Infecção
- Hemorragia
Haverá uso da sonda uretral por um período, que pode variar devido ao tipo de cirurgia e ao tamanho da próstata.
- Adenocarcinoma de Próstata – trata-se da doença maligna que afeta a próstata. Neste caso, será realizado um estadiamento para identificar se a doença está localizada ou avançada. A cirurgia é opcional nos casos iniciais, onde será realizada a Prostatectomia Radical – que difere da cirurgia para doença benigna, já que será retirada toda a próstata e tecidos ao redor, como vesículas seminais.
A cirurgia pode ser feita por vias e métodos diferentes com o mesmo objetivo, como: via retropúbica, com abertura em parte inferior do abdome; via perineal, cuja cicatriz será no períneo; via videolaparoscopia; ou, ainda, robótica.
Principais complicações:
- Infecção
- Hemorragia
- Disfunção erétil
- Incontinência urinária